quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

45 Anos de "A Feiticeira" no Brasil!


Neste 2010 comemoramos os 45 anos de "A Feiticeira" aqui no Brasil. Elaborei essa metéria especial em comemoração à esse fato que não pode passar em branco para nós, fãs do show!





Como sabemos, em 17 de setembro de 1964 Bewitched estreou nos Estados Unidos, na Rede de Televisão ABC, se tranformando logo em um estrondoso sucesso. Nessa época, conquistou o 2º lugar de audiência entre as séries mais assistidas nos EUA, perdendo apenas para Bonanza, outro clássico da TV norte-americana.


Em menos de um ano depois a série chegava ao nosso país, para ser dublada nos estúdios da extinta Arte Industrial Cinematográfica (A. I. C. São Paulo), estreando na TV Paulista (hoje Rede Globo). A data certa da estréia até hoje ninguém conseguiu descobrir. Mas é mais provável que tenha sido por volta de junho/julho daquele ano, pelo que se tem em termos de pesquisas até o momento. Entretanto, sabemos que a TV Paulista exibia a série todas as quintas-feiras, das 21:00 às 21:30.


Nesses 45 anos no nosso país, "A Feiticeira" passou pelas emissoras TV Paulista, TV Excelsior, TV Record, TV Tupi, TV Globo, TV Bandeirantes e RedeTV! - ou seja, foi exibida em praticamente todas as grandes emissoras abertas brasileiras, exceto no SBT e na extinta TV Manchete. Em 4 décadas e meia foram poucos os anos em que esteve fora do ar: mais precisamente não esteve nas telinhas apenas nos anos de 1976, 1985, 1986, 1992-1998, 2008-atualmente - isso em rede nacional e em algum conhecido canal de TV aberta, pois hoje por exemplo a série é exibida na TV paga e em uma pequena emissora com sinal em certas localidades do país. Estamos sem "A Feiticeira" na TV aberta e em rede nacional desde o dia 7 de abril de 2007, quando a RedeTV! a exibiu pela última vez.


Pra comemorar então esses 45 anos neste 2010, aí vai uma raridade: uma matéria da extinta e famosa Revista Intervalo, publicada em agosto de 1965! Nessa época, com a série recém-estreada por aqui, os brasileiros ainda estavam começando a conhecer todo esse universo. Divirtam-se com as primeiras impressões que o Brasil teve do show, e também com a grafia da época, rsrs!



Clique na imagem para ampliá-la



Clique na imagem para ampliá-la


Embarquem no clima de 1965 e divirtam-se com essa raridade. Espero que gostem!

4 comentários:

O Hippie disse...

Thiago,
parabéns pelo seu trabalho para os fãs da nossa querida série amada. Admiro muito o seu trabalho do Orkur, YouTube, Blog...

Parabéns!!

Abraços

Thiago disse...

Muito obrigado mesmo, fico contente que esteja curtindo!
Um abraço.

Karen disse...

Muito legal este post dedicado aos 45 anoS de "A Feiticeira" aqui no Brasil, Thiago! Adorei! :D
Gostei muitíssimo também dessa antiga reportagem sobre a série. Um texto simples, porém de grande valor, já que foi publicado justamente na época da estreia do seraido por aqui e já há mais de quatro décadas! Amo ler reportagens antigas, assim!
E é verdade, o modo como algumas palavras eram escritas é engraçado; eu quero dizer, muitas tinham acento circunflexo, como "espôsa" e "pôsto", o que eu acho bem desnecessário e explica a reforma ortográfica que fizeram.
Mas você notou que escreveram o nome de Endora errado? Hahaha, escreveram "Pandora"! XD

Beijos!

Thiago disse...

Que bom que gostou, Karen! =)
Pois é, curioso chamarem a Endora de Pandora, hehehe! Imagina se esse fosse mesmo o nome dela - estranho pra nós que estamos acostumados com 'Endora', não?
Obrgado sempre,
beijos!